Desde que o homem se tornou bípede, os pés passaram a ter uma importância fundamental na vida do ser humano. São nossos pés que sustentam todo peso do corpo e nos levam aonde queremos. Eles são nossos companheiros de caminhada, de corrida, de escalada. Os pés também são sagrados. Dizem que na Santa Ceia, Jesus Cristo lavou os pés dos 12 apóstolos em sinal de purificação. Hoje, em memória àquele ato de Cristo, padres de todo o mundo realizam o mesmo feito, na quinta-feira Santa, vépera da Páscoa. É a chamada cerimônia do Lava-pés, onde inclusive o Papa (Sumo Pontífice) lava os pés de 12 homens, simbolizando os 12 Apóstolos de Cristo.
Os pés também podem ser símbolos sexuais. Os podólatras que o digam. Idolatram os pés e sentem prazer em beijá-los, lambê-los e até em serem pisoteados por eles. Eu não os culpo por isso, pois um pé limpo e bem formado merece até ser beijado.
Mas, fetiches à parte, geralmente nossos pobres pés são muito maltratados, relegados à segunda ou até terceira classe de importância. Desde a infância, alguns pais não cuidam da "pisada" de seus filhos. O resultado disso, são adultos com a "pisada" torta, que vai gerar, mais tarde, problemas de coluna. Basta olhar-mos para os pés da pessoas que caminham a nossa frente, e veremos que 90% tem a " pisada" torta. Observando mais um pouco, veremos muitos pés mal calçados. Principalmente as mulheres, usam calçados impróprios para seus pés. Algumas usam sandálias plataformas onde os dedos dos pés ficam para fora do solado. Outras usam sapatos de saltos altos, que acentuam demais a curvatura dos pés, forçando o peso para frente e deslocando o ponto de equilíbrio do corpo. Algumas ainda, usam calçados menores que o número do pé, causando calosidades nos dedos e na sola do pé. Tudo em nome da beleza.
um capítulo à parte na estética dos pés é o uso de chinelos de dedo. Eu, particularmente, detesto chinelos de dedo. Até pensei em criar uma comunidade no Orkut "Eu odeio chinelos de dedo", mas desisti com medo de ser execrado publicamente. Acontece que no Brasil, o chinelo de dedo virou "calçado de luxo", presente até em festas da alta classe. Coisas que só acontecem na República Bananeira do Brasil. Por falar nisso, alguém já viu algo mais assustador que um pé com joanete de chinelo de dedo? Fala a verdade! Isso é pior que um acidente de trem.
Enfim louvemos, e cuidemos bem deles, pois eles são sagrados instrumentos a nosso dispor.
Poema do Dia:
Pés
Os pés nos levam
Os pés nos trazem
Criam calos
Nesse vai e vem.
Pés triangulares
Pés chatos
Pés quadrados
Deformados.
Pé de atleta
Pé de chumbo
Pé de vento
Chulepento.
Pé de cabra
Pé de anjo
Pé de moleque
Serelepe.
Pé de salto
Pé de chinelo
Pé de bota
Cambota.
Pé com micose
Pé com cascão.
É joanete que cresce
No pé de Janete.
Pé gordo, pé magro
Pé direito, pé esquerdo
Longilíneo
Alongado.
São tantos pés
De tantas formas
De tantas necessidades,
Que acho que vou abrir
Uma sapataria...
Richard
sábado, 6 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário