domingo, 7 de fevereiro de 2010

Razão x Emoção

Razão e emoção são sentimentos distintos da mesma moeda. Tão próximos e ao mesmo tempo imiscíveis como água e óleo. A razão sempre deveria prevalecer em nossas atitudes. Se a emoção tomar conta, a razão deixa de existir. Nossos atos passam a ser todos dominados pelo impulso, pelo desejo cego que faz com que você esteja certo que tudo acabe como você imagina no final. Mas não é bem assim. O ser humano é um animal esquisito. Tem seus sonhos, e quer que eles se realizem. Não mede esforços para alcançar seus objetivos (alguns nem tanto). Mas lhe falta equilíbrio entre a razão e a emoção. O nosso cérebro foi feito para pensar, embora não usemos nem 5% de sua capacidade. Quase sempre a razão é deixada de lado em detrimento da emoção, sentimento primitivo que adquirimos já no útero da mãe. A fórmula ideal seria uma boa dosagem de razão com pitadas de emoção.
Quantas vezes não ouvimos os conselhos de nossos pais, e nos deixamos levar por uma paixão "avassaladora", pela conversa de um "amigo", ou por um desejo "fugaz"? Esse capricho da emoção pode nos custar caro. Uma decisão errada, um caminho mal escolhido, cada erro em nossas escolhas pode nos custar alguns anos de vida com mais sofrimento do que o necessário. - E como é difícil corrigir um erro -
Por isso precisamos sempre pensar bem nossos atos. uma vez, duas vezes, quantas vezes for preciso. Pense com emoção, mas aja com razão. Faça uso de sua inteligência preivilegiada em seu próprio benefício, e assim, com certeza ficará mais próximo da almejada felicidade.



POEMA DO DIA:


O Rolo

Escrevi, num rolo de papel higiênico,
Versos para ti
Era tal a minha vontade de te traduzir,
Que nem papel escolhi.
Foi com prazer que minha caneta
Deslizou em tão macio papel.
Decantei tua beleza em prosa e verso
Na terra, no mar e no céu.
Mas que infelicidade a minha,
Gastei todo papel que era para eu usar.
Nisso é que dá o amor;
Coloca a gente em segundo plano,
E a paixão sempre em primeiro lugar.

Richard

Nenhum comentário:

Postar um comentário